quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

natal e a terra do nunca

desenho feito pela Beea Moreira para o nosso projeto chamado Cotidianices, repare que nossa reclamação de Natal começou uma semana adiantada


Com uma breve pausa na comilança natalina eu comecei a pensar... O Natal já foi melhor. Mil vezes melhor! Ok, eu tenho consciência de que eu estou literalmente (e eu odeio usar esse advérbio) reclamando de barriga cheia, mas reclamar é uma das poucas formas que eu tenho de passar o tempo num feriado como esse em que as lojas estão fechadas e as pessoas trancafiadas com suas famílias se divertindo muito mais que eu. E o cômico-trágico é que esse costumava ser minha data favorita. 
Sei lá quando foi que essa mudança aconteceu, sei que há quatro anos atrás eu ainda contava os dias para poder montar a árvore de Natal que esse ano eu montei ontem, dia 24 de dezembro, quando não se podia mais fugir do espírito natalino. Mesmo que tenha sido num curto espaço de tempo, foi uma mudança gradativa. Eu JAMAIS deixaria de gostar do Natal assim de uma hora para outra. Eu era uma grande devota! Quando eu era pequena, já em outubro logo depois do Dia das Crianças, eu começava a sentir meu "cheiro de Natal" e outro bando de sensações da época que eu nunca conseguia explicar direito, mas sempre tinha alguém pra me entender e sentir o cheiro junto comigo. Agora que eu não gosto mais do Natal e também não sei explicar como isso aconteceu, não acho que alguém vai me entender. Quero dizer, nada traumático aconteceu para fazer eu mudar de opinião, isto é, eu superei a não-existência do Papai Noel sem maiores complicações, o que mais poderia acontecer?! Só aconteceu que perdeu a graça, apenas porque sim...
Às vezes eu acho que é porque eu cresci. Logo depois concluo que não cresci coisa nenhuma e que são as tradições que estão se perdendo. É sempre melhor colocar a culpa na sociedade, no capitalismo ou no que for. Muito embora eu não tenha posto meus sapatinhos na janela e a culpa seja só minha. 
Esse ano eu só ganhei três presentes, vai ver que é por isso que eu estou tão amargurada... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário