segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Meus Melhores Livros do Ano

Como tradicionalmente venho fazendo desde o ano passado, dezembro é época de passar muita dificuldade tentando escolher quais foram os cinco melhores livros que eu li no ano. Esse ano a escolha não foi menos difícil, mas ao invés de eu ficar reclamando sobre, vou mostrar logo de uma vez como ficou meu Top 5, pra quem por um acaso queira saber.

uma tentativa de árvore de livros que deu muito errado e virou apenas uma bagunça


n° 5: O Jardim do Éden - Ernest Hemingway
Amo. Este. Homem. Comprei uma cacetada de livros dele esse ano, muito embora tenha lido apenas dois (sendo um deles um dos piores livros que eu li no ano) (O Verão Perigoso), mas não é desse que eu quero falar, é do Jardim do Éden. Eu não sei como este homem faz, mas com pouquíssimas palavras ele consegue te colocar pra viajar no tempo e no espaço sem que você entenda direito o que tá acontecendo por ali. Eu nunca tenho 100% de certeza se eu compreendo tudo que tá acontecendo no meio daquelas palavras, mas compreendo o suficiente pra amar o jeito que ele escreve. Os diálogos! São ótimos nesse livro porque eles são um pouco desconexos, igual uma conversa na vida real.
Além disso, tem aquela coisa que é minha coisa preferida em tudo que o Hemingway escreve, ele leva esse lance de escrever muito a sério. E eu queria ser como ele, então sempre que leio as coisas que ele escreveu eu me sinto um pouco mais ~inspirada~ a ser.



n°4: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa - Margot Berwin
Comprei esse livro por R$5,00 na Bienal, logo, estava esperando muito pouco dele. E quebrei a minha cara. Amo quando isso acontece! É o tipo de livro que eu tenho gostado bastante ultimamente que não dá pra você PREVER o que vai acontecer, porque tudo que acontece é extremamente nonsense. E com isso não quero dizer que é um livro de mistério, porque não é, é um romance, mas que DO NADA a protagonista nova-iorquina tá jogada no chão de uma floresta tropical. Outra coisa que eu gostei muito é que ele é um livro com conhecimentos paralelos, que nesse caso são plantas (como sugere o título). Acho legal quando o livro conta mais do que a história, quando ele ~agrega valor~, como dizia o filósofo do camarote.

n°3: Amor em Minúscula - Francesc Miralles
Não sei direito como EXPLICAR o que me prendeu nesse livro, a melhor explicação que eu consigo dar é que foi o ~clima~. É uma coisa muito envolvente assim, que vai além da história que tá se desenrolando no livro. Eu queria MORAR no clima desse livro. Também queria que um gatinho entrasse no meu apartamento no dia do ano novo e mudasse minha vida, como acontece no livro. Ainda tá em tempo! =^.^= Isto é, contando que minha mãe deixasse isso acontecer... Mas voltando ao livro, ele é espanhol. E não sei, desde o ano passado eu tenho lido uns poucos livros espanhóis e amando todos eles. Alguém sabe me explicar sobre isso?!



n°2: The Woman Who Stole my Life - Marian Keyes 
Rainha. Do meu. Universo. Foi uma saga conseguir esse livro e eu terminei de ler semana passada. E ainda não decidi como me sentir a respeito dele. Sei dizer que foi um dos poucos livros que me fizeram chorar esse ano. Mas, por algumas horas, acabou com a minha vida, sei lá, me deu uma sensação muito ruim de que nada valia à pena nessa vida. Não foi legal de sentir isso... O que foi legal no livro foi que mais uma vez ela arreganhou as pernas do mercado editorial na história. Sobre um aspecto muito ruim da vida dos escritores que eu nunca tinha parado pra pensar. O que essa Marian faz que sempre faz a gente pensar sobre coisas que a gente não queria pensar?!
Outra coisa que eu amei nesse livro foi que o amor tá bem em alta, não é sempre que ele está assim nos livros dela. Uma coisa que eu não gostei muito foi que a escrita não está tão interessante quanto é no Chá de Sumiço... Mas agora é torcer pro próximo livro sair logo.



n°1: HELL - Lolita Pille 
O que dizer????????????? O que dizer que não seja um palavrão bem cabeludo?! Eu não sei. Foi um daqueles casos em que você termina o livro já pensando em abrir de volta na primeira página e ler tudo com mais atenção. Essa Lolita escreve de um jeito muito inesperado, meio maluco que logo de cara dá pra ver que ela não é igual as outras escritoras, que naquilo que ela tá escrevendo pode acontecer qualquer coisa. E dá um medo danado?!? A visão dela de mundo é muito interessante assim, nada a ver com a minha, e é a estranheza da visão dela que meio que faz gerar o interesse pelo que ela tem a dizer. Isso também explica porque os personagens dela são tão odiosos, sei lá, acho que é muito difícil se identificar com eles, mas ainda assim o que acontece com eles é fácil de te afetar. Louco! Vai entender!
Fora isso, tem o filme, (e teve a peça!) eu não assisti nenhum dos dois, mas se alguém quiser me dar de Natal ainda tá em tempo!

HELL no teatro aqui no Rio e eu não fui :)

Então, esses foram os meus melhores livros do ano, e o se vocês? Espero que tenha gostado! E que venha um novo ano com novos ótimos livros nas estantes de todos nós <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário